Editora Werlang
Família Nether
Nether
Ms William Werlang

Seqüencia da Linhagem
I - Julius Nether, cat., * Alemanha 1831, ..., agricultor. (AHRS-C234 108). No dia 26.2.1859 chegou na Colônia Santo Ângelo. Em 11.7.1877 proprietário na Linha Teutônia, lote nº 59 (48,4 ha). No dia 9.11.1877 proprietário do lote nº 58 (48,4 ha).
oo ... Catharina Matje, * ..., ...

Júlio Nether foi ajudante e fiél companheiro do Barão von Kahlden. Contratou-o para a construção de uma série de pontes. Numa das cartas encontradas em Cachoeira, o Barão reclamava que o arrematante não havia respeitado na construção a estética externa de uma ponte construída por Nether no Arroio Barriga. Segue-se uma discussão interessante, quando Nether denuncia Kahlden à Câmara de Cachoeira por exigências descabidas, que não constavam no contrato. Kahlden reconhece, mas insiste na mudança da estética. Outras pequenas rusgas aconteceram entre os dois. Conta-nos o livro 75 anos de germanidade (p. 22), que o Barão havia dado a Nether um charuto comprado na venda de Francisco Loreto. Este por sua vez, encheu-o de pólvora e quando Nether o acendeu, o charruto explodiu na frente de Kahlden. Em outra ocasião, Kahlden acompanhado de Nether, pretendia passar o Arroio da Porta. Como ainda não existia uma ponte, Nether dispôs-se a atravessar Kahlden na garupa, que era pequeno e corpulento. Nether parou no meio do rio e fingiu uma forte dor nas costas e jogou-se na água junto com Kahlden. (AHMC, Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul).

   Filhos:
1. Anna Nether, ev., * Linha Teutônia, ...
2. Augusta Nether, ev., * Linha Teutônia, ...
3. Adélia Nether, ev., * Linha Teutônia, ...
4. Afonso Nether, ev., * Linha Teutônia, ...
5. Antônio Albino Nether, ev., * Linha Teutônia, ...
Mensagem

Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do SENHOR e da sua bondade.

Oséias 3, 5
[Quem Somos]  [Blog]  [Twitter]  [CEW]  [Linhagens]  [Cont]  [Links]
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas
Fundadores Honorários:
Emilio A. Berger - Várzea do Agudo
Compra e Venda de produtos coloniais
Fernando Jacob Werlang (1889-1947)
F. Werlang & Cia - Santa Cruz do Sul - RS