Editora Werlang
Família Hermes
Hermes
Ms William Werlang

Seqüencia da Linhagem
Mensagem

Jesus libertou os que a vida toda foram escravos por causa do medo da morte.

Hebreus 2.15
    O militar Peter Hermes, natural de Cochem, Rheinland-Pfalz, Alemanha, participou das guerras de unificação da Alemanha, nas décadas de 1860-70. A França foi derrotada em pouco tempo e lhe foi imposta uma pesada indenização de guerra. Na guerra contra a França, Peter Hermes foi gravemente ferido na cabeça.

    Em 1885, deu baixa de sua cidadania prussiana e decidiu emigrar para o Brasil, juntamente com seus seis filhos, antes que tivessem idade para o serviço militar obrigatório. Hermes decidiu por a salvo seus filhos de mais uma provável guerra, pois sabiamente temia por uma vingança da França. Em 1871 a França havia sido derrotada na famosa Batalha de Sedan.
    Os motivos da emigração para o Brasil foram os mais variados. Além da falta de terras, pobreza, excesso de população, muitos emigraram por causa do serviço militar. No antigo Reino da Prússia, o serviço militar obrigatório se prolongava por vários anos. Sob o governo de Guilherme I, Imperador da Alemanha desde 1871, foi introduzido o serviço militar obrigatório por três anos.
O rio Mosel próximo de Cochem
    Peter Hermes, serviu no exército do Kaiser (Imperador), nas guerras de unificação da Alemanha, contra a Áustria e a França. Participou da ocupação da França e ao cerco a Paris, quando Napoleão III, assinou a rendição incondicional. Em dois meses, a Alemanha havia ocupado toda a França e imposto uma terrível derrota. Os alemães exigiram uma pesada indenização de guerra e mantiveram seu território ocupado durante vários anos.

    Hermes durante estas batalhas foi seriamente ferido com um tiro na cabeça. Após o armistício retornou para sua casa em Cochem, na antiga Província do Reno. Em 1
884, nasceu Jacob Hermes, o sétimo filho, onde seis eram homens.
    Peter Hermes sabia muito bem, que a França algum dia tentaria se vingar da derrota alemã. Após ter presenciado os horrores da guerra, decidiu que seu filhos não seriam submetidos a mais um conflito bélico. No dia 20 de maio de 1885, pediu a baixa de sua cidadania prussiana e dirigiu-se para a Colônia Santo Ângelo, onde viveu até 1917, como agricultor e fabricante de vinhos. Sua descendência prosperou e frutificou na nova pátria.

    Em 1914 iniciava na Europa mais uma guerra, quando as previsões de Peter Hermes se confirmaram. Quando terminou em 1918, milhões de seus patrícios haviam morrido. Mathias Hermes, foi o único filho que permaneceu na Alemanha, e teve que lutar na Primeira Guerra Mundial, mas sobreviveu. Entretanto, alguns anos depois, seus dois filhos homens, morreram em combate durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
[Quem Somos]  [Blog]  [Twitter]  [CEW]  [Linhagens]  [Cont]  [Links]
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas
Emilio A. Berger - Várzea do Agudo
Compra e Venda de produtos coloniais
Fernando Jacob Werlang (1889-1947)
F. Werlang & Cia - Santa Cruz do Sul - RS  
Fundadores: