Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
 
BBC

Brasil Alemanha

DW

Der Spiegel

El País

Exame

FAZ

Folha de São Paulo

Frankfurter Rundschau

Gazeta do Sul

Gazeta Mercantil

Hamburger Abendblatt

Jornal do Brasil

Kieler Nachrichten

O Estado de São Paulo

Reuters


Rhein-Zeitung


Swissinfo

Stuttgarter Nachrichten

Tageblatt

The New York Times

The Wall Street Journal

Valoronline

Veja

Zero Hora

 

Franz Berger
    Franz Berger, ou Germano Erdmann Franz Berger, nasceu em Agudo, no dia 1° de novembro de 1873 e faleceu em 31 de julho de 1965. Está sepultado no Cemitério Evangélico de Agudo. Francisco Berger era filho de Emilio Gustavo Luiz Berger, nasceu em Schweidnitz (Alemanha) em 29.12.1828 e faleceu em Agudo em 22.12.1900. Foi sepultado no próprio lote colonial (não existe mais referências materiais do mesmo) dois dias depois em 24.12.1900. Casou-se já em Agudo no ano de 1859 com Johanna Maria Elisabeth Rohde, natural de Hundskopf, Kreis Dramburg, Pomerânia em 20.3.1839. Faleceu no dia 6.8.1916 e foi sepultada em 8.8.1916 ao lado do marido. Era filha de Augusto Rohde e de Albertina Ulrike. 

    Franz Berger herdou dos pais parte do lote colonial número 12, localizado na antiga Colônia Santo Ângelo, Picada Morro Pelado, atual Avenida Concórdia, hoje centro da cidade de Agudo. Franz residiu durante toda sua vida na casa de alvenaria construida por seu pai Luiz Berger na parte sul do terreno e que atualmente abriga a Biblioteca Pública Municipal.

    No final do ano de 1960, o então Prefeito Aldo Luiz Germano Berger (1959-1963) tomou uma importante decisão que marcaria para sempre a sua administração, pois precisava garantir que a futura sede da Prefeitura Municipal de Agudo ficasse instalada numa área central da cidade. Neste momento decide que deveria desapropriar parte do lote colonial que havia sido originalmente propriedade de seu bisavô Luiz Berger. A herança desta área coube ao solteirão Franz Berger, irmão de Emilio Augusto Roberto Berger, avô do Prefeito Aldo Luiz Germano Berger. A referida área possui hoje grande valor imobiliário, local onde se encontram instalados o Centro Administrativo Municipal, a Câmara Municipal, a Biblioteca Pública e o Ginásio Municipal.

    Embora tenha ficado contrariado com a desapropriação de sua única propriedade, na realidade esta área de terra representava apenas uma parte do lote colonial de Franz Berger. Supostamente o restante da área foi doada para a Prefeitura Municipal de Agudo.

  
Lei n° 116. Autoriza a desapropriação de uma área de 1716 - um mil, setecentos e desesseis metros quadrados, localizada na zona urbana da cidade para a criação de Praça Pública. Aldo Luiz Germano Berger, Prefeito Municipal de Agudo, faço saber, no uso das atribuições que me confere o Art. 5°, Inc. II, da Lei Orgânica, que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei.

    Art. 1° - Fica o Prefeito Municipal autorizado a desapropriar, nos termos da legislação federal vigente, uma área de terras, declarada de utilidade pública, pelo Decreto Municipal n° 13, de 2 de agosto de 1960, com fundamento no artigo 50, Inc. XII, da Lei Orgânica, localizada na zona urbana da cidade, neste Município, de propriedade do Sr. Francisco Berger, sendo divisa ao leste com terras da Sociedade Cultural Esportiva Centenário, ambos os lotes pertencentes a quadra E5, por fins de criação de Praça Pública.  
  
    Art. 2° - Fica o Poder Executivo autorizado a realizar o pagamento com o encontro de impostos e taxas que está sujeito o referido proprietário no ano de 1961, nas bases da tabela anexa do Imposto Territorial de taxação dos terrenos aprovada pela Câmara de Vereadores como parte integrante da  Lei Municipal n° 62, ou sejam Cr$ 15,00 - quinze cruzeiros - o metro quadrado, num total de  Cr$ 25.740,00 - vinte e cinco mil, setecentos e quarenta cruzeiros.

    Art. 3° - A despesa de que trata o Artigo anterior deverá ter verba consignada no orçamento correspondente no exercício de 1961.

    Art. 4° - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

    Gabinete do Prefeito Municipal de Agudo, 31 de dezembro de 1960.
DKSAZ


DKSAZ Wetter
Franz (Francisco) Berger
0006
< >
Coleção Editora Werlang    Blog    Twitter    DKSAZ    Linhagens    Links    Fale Conosco    Wetter
contador de visitas